Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Timurid



A dinastia Timurid ( persa : تیموریان), auto-designado Gurkānī  ( persa : گوركانى), foi um Persianate ,  da Ásia Central sunita muçulmano dinastia dos turco-mongóis linhagem  que governou ao longo de todo o Irã , moderno Afeganistão moderno, Ásia Central , assim como grande parte contemporânea Paquistão , Mesopotâmia , Anatólia eo Cáucaso .  Foi fundada pelo militante conquistador Timur (Tamerlão) no século 14.



 Os Timurids perdeu o controle da maior parte da Pérsia à dinastia Safávida em 1501, mas os membros da dinastia continuou a governar partes da Ásia Central, também conhecido como o Emirates Timurid.  No século 16, o Timurid príncipe Babur , governante de Fergana , invadiu atual Paquistão e Norte da Índia e fundou o Império Mughal .  Isto veio a governar a maioria dos norte da Índia até seu declínio após Aurangzeb no início do século 18,  e foi formalmente dissolvida pelo Raj britânico após a rebelião indígena de 1857 .  Mais tarde príncipes da dinastia predominantemente utilizado o título Mirza para mostrar descida do Amir.
Origens
bandeira  Timurid

 A origem da dinastia Timurid vai voltar para o mongol tribo conhecida como Barlas , que eram remanescentes do original exército mongol de Genghis Khan .  Depois da conquista mongol da Ásia Central, os Barlas estabeleceram no que é hoje sul do Cazaquistão , de Shymkent para Taraz e Almaty , que depois veio a ser conhecida por um tempo como Moghulistan - "Terra dos Mongóis" em persa - e misturados a um grau considerável com o local turca e de língua turca população, para que na época do reinado de Tamerlão os Barlas estavam completamente Turkicized em termos de linguagem e hábitos.

 Além disso, ao adotar o Islã , a Ásia Central turcos e mongóis adotou a cultura persa literária e de alta  , que tinha dominado a Ásia Central desde os primeiros dias de influência islâmica.  Literatura persa foi fundamental para a assimilação da elite Timurid à cultura Perso-islâmico da corte.

História

 Timur conquistou grandes partes da Ásia Central, principalmente Transoxiana e Khorasan , a partir de 1363 em diante, com várias alianças ( Samarkand em 1366, e Balkh em 1369), e foi reconhecido como governante sobre eles em 1370.  Atuando oficialmente em nome do Suurgatmish , o khan Chagatai , subjugou Transoxiana e Khwarazm nos anos que se seguiram.  Já no 1360s tinha ele ganhou o controle do oeste Canato Chagatai e enquanto como emir era nominalmente subordinado ao khan, na realidade, estava agora Timur que escolheu as cãs que se tornaram os governantes mero fantoche.  As cãs ocidentais Chagatai foram continuamente dominado por príncipes timúridas nos séculos 15 e 16 e sua importância figura acabou por ser reduzido à insignificância total.

Ascensão

 Timur começou uma campanha para o oeste em 1380, invadindo os estados sucessores vários pontos do Ilkhanate .  Por 1389, ele havia retirado os Kartids de Herat e avançado no continente Pérsia onde ele gostava de muitos sucessos.  Isto incluiu a captura de Isfahan em 1387, a remoção dos muzafaridas de Shiraz em 1393, e da expulsão dos Jalayirids de Bagdá .  Em 1394-1395, ele triunfou sobre a Horda Dourada , na sequência da sua bem sucedida campanha na Geórgia , após o que ele impôs sua soberania no Cáucaso . Tokhtamysh , o khan da Horda de Ouro, foi um grande rival para Timur na região.  Ele também subjugou Multan e Dipalpur no atual Paquistão em 1398, e no dia Índia moderna deixaram Delhi em ruína tal que se diz por dois meses "não mudou um pássaro de asa na cidade".  Timur deu os territórios do norte da Índia a um membro não-familiar, Khizr Khan , cujo Sayyid dinastia substituiu o derrotado dinastia Tughlaq do sultanato de Dehli .  Delhi se tornou um vassalo dos Timurids mas obteve a independência nos anos após a morte de Timur.
 Em 1400-1401, ele conquistou Aleppo , Damasco e leste da Anatólia , em 1401, ele destruiu Bagdá e em 1402 derrotou os turcos na Batalha de Ancara .  Isso fez com que Timur o governante mais proeminente muçulmano do tempo, como o Império Otomano mergulhou numa guerra civil .  Enquanto isso, ele se transformou em Samarkand uma grande capital e sede do seu reino.

 Timur nomeou seus filhos e netos para os cargos de governador principais das diferentes partes de seu império, e pessoas de fora a alguns outros.  Depois de sua morte em 1405, a família caiu rapidamente em disputas e guerras civis, e muitos dos governadores se tornou efetivamente independente.  No entanto, os governantes timúridas continuou a dominar Pérsia, Afeganistão, Paquistão, e grande parte da Ásia Central, embora a Anatólia e territórios caucasianos foram perdidos pelo 1430.  Devido ao fato de que as cidades persas foram devastados por guerras, a sede da cultura persa estava agora em Samarkand e Herat, as cidades que se tornaram o centro do renascimento Timurid.  O custo da quantidade de Timur conquistas para possivelmente 17 milhões de pessoas.

Queda

 Por volta de 1500, o dividido e wartorn Timurid Império tinha perdido o controle da maior parte de seu território e os anos seguintes foram efetivamente empurrado para trás em todas as frentes.  Pérsia caiu rapidamente para o xiita Safavid dinastia , garantidos por Shah Ismail I na década seguinte.  Grande parte das terras da Ásia Central foi invadida pelos uzbeques de Muhammad Shaybani que conquistaram as principais cidades de Samarkand e Herat em 1505 e 1507, e fundou o Canato de Bukhara .  No Sul da Ásia, o Império Mughal foi estabelecido por Babur , um descendente de Timur através de seu pai e, possivelmente, um descendente de Genghis Khan através de sua mãe, em 1526.  A dinastia que ele estabeleceu é comumente conhecida como a dinastia Mughal apesar de ter sido diretamente herdado dos Timurids.  Por volta do século 17, o Império Mughal governou a maior parte da Índia, mas, eventualmente, declinou durante o século seguinte.  A dinastia Timurid finalmente chegou ao fim como a regra restante nominal dos Mongóis foi abolido pelo Império Britânico após a rebelião de 1857 .

Cultura

 Embora os Timurids saudados da Barlas tribo que era de origem mongol Turkicized,  que haviam abraçado a cultura persa , se converteu ao islamismo e residia em Turquestão e Khorasan .  Assim, a era Timurid tinha um caráter dual, que reflete tanto as origens turco-mongóis e da cultura persa literária, artística e cortês alta da dinastia.

Idioma

 Durante a era Timurid, Central sociedade asiática foi bifurcado e dividiu as responsabilidades do governo e do Estado para militares e civis ao longo de linhas étnicas.  Pelo menos nas fases iniciais, o militar era quase exclusivamente turco-mongóis, eo elemento civil e administrativa era quase exclusivamente persa.  A língua falada compartilhada por todos os turco-mongóis em toda a área foi Chaghatay .  A organização político relembraram o sistema estepe-nômade de patrocínio introduzido por Genghis Khan . A linguagem principal do período, no entanto, era persa , a língua nativa do tadjique componente (persa) da sociedade e da linguagem de aprendizado adquiridos por todas as pessoas alfabetizadas e / ou urbana.  Timur já estava mergulhada na cultura persa  e, na maioria dos territórios que ele incorporou, persa era a principal língua de administração e cultura literária.  Assim, a linguagem dos assentados " Diwan "era persa, e seus escribas tinha que ser completamente adepto da cultura persa, independentemente da sua origem étnica.  Pérsico se tornou a língua oficial do estado do Império Timurid  e serviu como a língua da administração, história, belles lettres e poesia.  A linguagem Chaghatay era a "língua materna" nativo e da família Timurid  enquanto árabe serviu de excelência linguagem da ciência, filosofia, teologia e as ciências religiosas.
  Literatura
 Literatura persa, especialmente a poesia persa ocupou um lugar central no processo de assimilação da elite Timurid à cultura Perso-islâmico da corte.  Os sultões timúridas, especialmente Šāhru kh Mirza e seu filho Mohammad Taragai Olog Beg , patrocinado cultura persa.  Entre as mais importantes obras literárias da época Timurid é a biografia persa de Timur , conhecida como "Zafarnāmeh" ( persa : ظفرنامه), escrito por Sharaf ud-Din Ali Yazdi, que em si é baseado em uma antiga "Zafarnāmeh "por Nizam al-Din Shami, o biógrafo oficial de Timur durante sua vida.  O poeta mais famoso da era Timurid foi Nūr ud-Din Jami , o último grande medieval sufi mística da Pérsia e um dos maiores da poesia persa .  Além disso, alguns dos astronômicos obras do sultão Timurid Ulugh Beg foram escritas em persa, embora a maior parte do que foi publicado em árabe.  O governante Baysunğur Timurid também encomendou uma nova edição do nacional persa épico Shahnameh , conhecido como Shahnameh de Baysunğur, e escreveu uma introdução a ela.  De acordo com T. Lenz:   " Ele pode ser visto como uma reação específica, na sequência da morte de Timur no 807/1405 às novas exigências culturais que enfrentam Shahhrokh e seus filhos, uma elite turca militar já não derivando seu poder e influência apenas de um líder estepe carismático com uma cuidadosamente cultivada ligação a aristocracia Mongol. Agora centrado em Khorasan, a casa governante considerado o maior assimilação e patrocínio da cultura persa como um componente integral dos esforços para garantir a legitimidade ea autoridade da dinastia dentro do contexto da tradição islâmica iraniana monárquico, eo Shahnameh Baysanghur, tanto um objeto precioso, pois é um manuscrito a ser lido, poderosamente simboliza a concepção Timurid de seu próprio lugar que a tradição. Uma fonte documental valioso para timúridas artes decorativas que praticamente desapareceram durante o período, o manuscrito ainda aguarda um estudo abrangente monográfico. "


Chagatay

 Os Timurids também desempenhou um papel muito importante na história da literatura turca .  Com base na tradição persa estabelecida literária, uma literatura nacional turca foi desenvolvido na linguagem Chagatay .  Chagatay poetas como Mir Ali Sher Nawā'ī , Sultan Husayn Bāyqarā , e Zaher ud-Din Babur incentivou outros poetas de língua turca para escrever em seu vernáculo próprio, além de árabe e persa.  O Bāburnāma , a autobiografia de Babur (apesar de ser altamente persianizada em sua estrutura de sentença, morfologia e vocabulário),  , bem como Chagatay Mir Ali Sher Nawā'ī de poesia estão entre as mais conhecidas obras literárias e turcos têm influenciou muitos outros.

Arte

 Durante o reinado dos Timurids, a idade de ouro da pintura persa foi levado.  Durante este período - e análoga à evolução safávida Pérsia - arte chinesa e artistas tiveram uma influência significativa sobre a arte persa.  artistas timúridas refinado a arte persa do livro, que combina papel, caligrafia, iluminação, ilustração e obrigatório em todo brilhante e colorido.  Foi a etnia mongol dos Chaghatayid e Timurid Khans , que é a fonte da representação estilística arte persa durante a Idade Média.  Estes mongóis mesmo casaram com persas e turcos da Ásia Central, mesmo adotando sua religião e idiomas.  No entanto, seu controle simples do mundo na época, particularmente nos séculos 13-15, refletiu-se na aparência idealizada de persas, mongóis.  Embora a composição étnica gradualmente se mesclaram com o Irã e da Mesopotâmia populações locais, o estilismo mongol continuou bem depois, e cruzou para a Ásia Menor e até na África do Norte.

Arquitetura

 No campo da arquitetura, os Timurids desenhou e desenvolveu muitas seljúcidas tradições.  Azulejos turquesa e azul formando intrincados padrões lineares e geométricas decoravam as fachadas dos edifícios.  Às vezes, o interior foi decorado de forma semelhante, com pintura e relevo de estuque enriquecendo ainda mais o efeito.  arquitetura Timurid é o pináculo da arte islâmica na Ásia Central .  Edifícios espetaculares e imponente erguido por Timur e seus sucessores em Samarkand e Herat ajudou a disseminar a influência do Ilkhanid escola de arte na Índia, dando assim origem à célebre Mughal (ou Mongol) escola de arquitetura.  Arquitetura Timurid começou com o santuário de Ahmed Yasawi na atual Cazaquistão , e culminou no mausoléu de Timur Gur-e Amir em Samarkand .  Gur-I Timur Mir, o mausoléu do século 14, do conquistador é coberto com telhas de turquesa persa''''  Perto dali, no centro da cidade antiga, um estilo persa madrassa (escola religiosa)  e um Mesquita estilo persa  por Ulugh Beg é observado.  O mausoléu dos príncipes timúridas, com suas cúpulas turquesa e azul-azulejo permanecem entre a arquitetura mais refinada e requintada persa.  simetria axial é uma característica de todas as estruturas principais timúridas, nomeadamente a Zenda Shāh-e em Samarkand , o complexo Musallah em Herat, ea mesquita de Gowhar Shad em Mashhad .  Duplo cúpulas de várias formas abundam, e as laterais são perfundidos com cores brilhantes.  Dominância de Timur da região fortaleceu a influência de seu capital e de arquitetura persa sobre a Índia

fonte- wikipedia  http://en.wikipedia.org/wiki/Timurid_dynasty

Nenhum comentário:

Postar um comentário